Segundo definições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os cosméticos são produtos feitos com substâncias naturais e sintéticas ou suas misturas, para uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo de limpá-lo, perfumá-lo, alterar sua aparência, protegê-lo ou mantê-lo em bom estado.
Os cosméticos são produtos que estão fortemente presentes no dia a dia das pessoas e podem se encaixar nas mais diversas categorias: cremes, shampoos, perfumes, talcos, gel, maquiagens etc. Com uma grande variedade de produtos e marcas disponíveis no mercado, é fundamental prezar pela qualidade e também pelos rótulos de seus cosméticos. Esta é a combinação perfeita para atrair clientes a escolherem a sua marca.
No setor de rótulos de cosméticos, a Labelart conta com um rigoroso padrão de qualidade que segue todas as normas técnicas e legais do segmento, utilizando as melhores técnicas de impressão que garantem o impacto visual da sua marca, agregando valor ao seu produto. Veja algumas dicas para criar o rótulo de cosmético ideal.
Materiais
Nós trabalharmos com vários tipos de materiais para a produção de rótulos de cosméticos, mas os mais utilizados no mercado são o BOPP ou o PE. Entre as características fundamentais dos rótulos de cosméticos estão a resistência a umidade, pensando nos produtos que costumam ficar nos banheiros e a maleabilidade para o rótulo se fixar, já que existem embalagens com formatos irregulares.
Tamanho
O tamanho do seu rótulo deve ser proporcional à quantidade de informações e elementos que você usará em seu produto. É importante lembrar que nos rótulos de cosméticos é proibido utilizar qualquer referência que cause confusão ao cliente quanto à finalidade do produto e informações que não sejam comprovadas cientificamente.
Cor
A cor de seu rótulo representará a identidade da sua marca para os clientes. Para escolher as cores ideias para seu produto é fundamental definir seu público-alvo, as sensações que você quer passar aos clientes e qual será a comunicação de sua marca, com estratégias de divulgação e vendas.
Informações
A ANVISA é o órgão responsável pela rotulagem das embalagens de cosméticos. Portanto, nos rótulos de cosméticos algumas informações são obrigatórias. Segundo as Resoluções RDC 07/2015 e a RDC 432/2020 da Anvisa, a rotulagem para cosméticos deve conter:
– Na embalagem primária: nome do produto e grupo a que pertence; marca; lote e vencimento; modo de uso; advertências e restrições de uso; rotulagem específica e ingredientes/composição.
– Na embalagem secundária: nome do produto e grupo/tipo a que pertence no caso de não estar implícito no nome; marca; número de registro do produto; prazo de validade; conteúdo; país de origem; fabricante/importador/titular; domicílio do fabricante/importador/titular; modo de uso; advertências e restrições de uso; rotulagem específica e ingredientes/composição.
– Para alguns produtos específicos, a ANVISA obriga que algumas advertências constem no rótulo, como por exemplo, em aerossóis, cremes depilatórios, produtos antitranspirantes etc.
Venha personalizar os seus rótulos de cosméticos com a LabelArt. Continue acompanhando nosso site e nosso blog para mais dicas. Para entrar em contato, você pode falar conosco pela página ou pelo WhatsApp: (11) 99373-6606.