O que deve ter na etiqueta de identificação?

etiqueta de identificação

Quando falamos em etiqueta de identificação a primeira coisa que vem à cabeça é uma etiqueta que contém informações sobre determinado produto, não é mesmo? Mas você sabe quais devem ser necessariamente essas informações? No post de hoje a gente te conta.

 

Antes de qualquer coisa, seja você lojista ou cliente, é fundamental conhecer a lei, assim você saberá exatamente tudo o que deve saber sobre o produto que está vendendo ou adquirindo para garantir os seus direitos e como etiquetá-lo da melhor maneira possível para poder consultar facilmente todas essas informações.

 

O Código de Defesa do Consumidor é uma das principais bases que define esses detalhes: trata-se de um conjunto de normas que visam a proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

 

Segundo o Art. 31 do CDC, “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.”

 

Além do CDC, outras informações sobre a etiqueta de identificação poderão ser encontradas em órgãos específicos que determinam as referências sobre determinados tipos de produtos, como por exemplo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para produtos de limpeza, cosméticos e alimentos ou a Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que define questões de layout e design das etiquetas.

 

Então, para resumir o que foi definido no CDC, a etiqueta de identificação deve obrigatoriamente conter as seguintes informações:

 

  • Características do produto
  • Qualidades gerais
  • Quantidade
  • Composição
  • Preço
  • Garantia
  • Prazo de validade
  • Origem
  • Riscos à saúde e segurança dos consumidores

 

Com essas informações já é possível vender e adquirir um produto com segurança e regulamentado pela lei. O resultado é mais confiança para o vendedor e tranquilidade para o consumidor.

 

Agora que você já sabe o que deve ter na etiqueta de composição, venha produzir as suas com a LabelArt. Continue acompanhando nosso site e nosso blog para mais dicas. Para entrar em contato, você pode falar conosco pela página ou pelo WhatsApp: (11) 99373-6606.